O uso de dados e evidências para a gestão dos sistemas de ensino e secretarias de educação é uma tarefa bastante importante, mas igualmente desafiadora. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), oferece o Curso de Especialização em Estatísticas e Avaliação Educacional.
A iniciativa busca qualificar e capacitar técnicos e gestores das redes de ensino brasileiras para que possam ampliar a produção e a utilização de indicadores educacionais, aperfeiçoando os instrumentos avaliativos e o monitoramento da educação ofertada.
O curso tem uma carga horária de 360 horas e conta com disciplinas como “Indicadores e Estatísticas Educacionais”, “Avaliação da Educação Básica” e “Práticas de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública”.
Segundo Wagner Rezende, professor da UFJF e pesquisador do CAEd/UFJF, o objetivo da especialização é preparar profissionais das secretarias de educação para se apropriar de dados e informações referentes ao alcance e à qualidade da educação ofertada, de modo que possam utilizá-los para promover transformações na prática escolar e educacional.
“Os profissionais estarão aptos na compreensão de quatro dimensões: saber que determinado dado estatístico existe; saber onde acessar esse dado; saber ler esse dado; e, por fim, saber usá-lo”, afirma.
O curso é totalmente on-line e, para garantir que o aprendizado aconteça da melhor forma possível no ambiente digital, a equipe interdisciplinar de recursos educacionais do CAEd/UFJF trabalhou para que fosse realizada uma ponte entre professores e participantes.
Para isso, foram utilizados recursos de mídia e design pensados para o contexto virtual. De acordo com Ana Carolina Cirino, uma das analistas da equipe, em um momento de pandemia e de crescimento da demanda por treinamentos não presenciais, a expertise do CAEd/UFJF fez a diferença na promoção não só a qualidade do curso, mas também do acolhimento dos participantes.
“O que ficou de desafio para esse momento da pandemia é a necessidade de uma locução mais próxima com o cursista. Hoje, tornou-se ainda maior a necessidade de esses profissionais serem mais ouvidos e acolhidos, devido ao momento no qual estamos vivendo, que é delicado”, comenta.
O curso encerra no início de 2021. Ao final, os gestores que realizaram todo o percurso proposto na formação vão receber o certificado de Especialistas em Estatísticas de Avaliação Educacional, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora em parceira com o CAEd/UFJF.