Voltar

CAEd promove capacitação presencial à equipe da rede estadual do Mato Grosso

Publicado em abril de 2022

Gestores e técnicos da rede estadual do Mato Grosso participaram de uma formação presencial promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). No total, 31 profissionais estiveram presentes em um ciclo de palestras e debates que abordaram tópicos fundamentais da avaliação educacional em larga escala, entre os dias 04 e 08 de abril.

Ao final do evento, os participantes puderam desenvolver competências e conhecimentos em torno de cinco importantes tópicos: potencialidades e limites da avaliação externa em larga escala para o contexto educacional; importância da avaliação para a gestão do currículo escolar e para o planejamento educacional; uso de escalas de proficiências utilizadas nas avaliações educacionais; compreensão de indicadores educacionais; e, por fim, apropriação dos resultados da avaliação externa.

Os temas trabalhados na formação serão ainda aprofundados em um desenvolvimento profissional de 90h, elaborado também pelo CAEd/UFJF e disponibilizado em formato virtual, na Plataforma de Avaliação e Monitoramento do Mato Grosso. A ideia é que esses profissionais não apenas desenvolvam suas habilidades, mas também atuem como multiplicadores delas para outros atores educacionais da rede do estado.

Formação ocorre em contexto importante

Para Josiane Toledo, pesquisadora e especialista em avaliação de língua portuguesa do CAEd/UFJF, a semana representou um importante momento de aprendizado acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação em larga escala e o seu papel na promoção de uma educação de qualidade. Ainda mais se considerada a expectativa de aumento da defasagem de aprendizagem em todo o país, dado o impacto causado pela pandemia de Covid-19 na educação básica.

“Nessa formação, foi possível consolidar o entendimento de como as evidências coletadas pelas avaliações podem e devem ser utilizadas para orientar as ações de formação docente e para o redirecionamento das intervenções pedagógicas, principalmente no contexto pandêmico e pós-pandêmico.”


Ver mais notícias